Uma das dúvidas mais comuns do universo da saúde do trabalho é a eficácia da cinta lombar. Essa órtese geralmente é utilizada por profissionais que possuem uma rotina de manuseio de cargas pesadas ou movimentação intensa da coluna. Mas será que ela é realmente a melhor opção quando pensamos na segurança do trabalhador? 🤔
Em 1992, diretores do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (Niosh), nos Estados Unidos, realizam um amplo estudo sobre o tema e concluíram que não há provas da eficácia do uso desse tipo de cinto para a diminuição dos riscos de lesões na lombar. A partir dos resultados trazidos pela pesquisa, o Niosh não recomenda o uso do cinto como meio para proteção de lesões lombares, sendo obrigatório a prescrição médica no caso de lesões pré-existentes.
Ainda segundo o Instituto, o cinto não pode ser considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e não há dados suficientes que comprovem que ele diminua significativamente a carga biomecânica no tronco durante o manuseio, ou seja, não absorve parte da carga que iria para a coluna. Além disso, ele pode produzir uma restrição temporária do fluxo cardiovascular, prejudicando a circulação sanguínea.
Por fim, o estudo conclui que o meio mais eficaz de diminuir lesões é implantar um programa abrangente de ergonomia (ginástica laboral, fortalecimento muscular, plano ergonômico, intervalos/pausas programadas), que vai trazer benefícios mais consistentes na solução de problemas.
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui
saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional #cintaergonomica #cinta