Se o animal envolvido no acidente for um cão ou um gato, passível de observação e não houver sinais sugestivos de raiva no animal, é indicado ao profissional que lave o ferimento com água e sabão e observe por 10 dias. Caso o animal ainda esteja vivo e saudável, finalizar o caso. Porém, se o animal apresentar sinais de raiva, desaparecer ou morrer, o diagnóstico de raiva no ser humano ainda não é descartado, sendo necessária uma avaliação pela unidade de saúde mais próxima quanto aos graus do acidente e profilaxia com soro e vacina.
ATENÇÃO: SE O CÃO OU GATO NÃO FOREM PASSÍVEIS DE OBSERVAÇÃO POR 10 DIAS, E HOUVER SINAIS SUGESTIVOS DE RAIVA, É NECESSÁRIO IR DIRETAMENTE PARA UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA.
Se o animal envolvido no acidente for um mamífero doméstico de interesse econômico (exemplo: bovídeos, equídeos, caprinos, suínos e ovinos) é necessária uma análise direta da unidade de saúde quanto ao grau do acidente (leve ou grave) e coleta da história, além de profilaxia com soro e vacina.
Caso o ferimento for causado por um mamífero silvestre como o morcego, a raposa, macaco ou sagui, é necessário lavar o ferimento com água e sabão e o profissional de saúde que está cuidando do seu caso deve realizar a profilaxia com soro e vacina, diretamente.
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui
saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado