A sonolência ao volante causa acidentes nas rodovias com elevada morbimortalidade, demonstrando que a sonolência na direção pode ser responsável por acidentes de trânsito independentemente de idade, sexo, estado civil ou categorias socioprofissionais.
Sonolência excessiva, fadiga e prejuízo da concentração podem ser encontrados em indivíduos com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e são motivos de preocupação para a segurança no tráfego.
O risco de acidentes é maior em indivíduos com sono, o que pode decorrer de longa jornada de trabalho, reduzido tempo para dormir, uso de medicações ou distúrbios respiratórios do sono, que incluem a SAOS, baixo nível educacional, tabagismo, horário de trabalho inadequado e principalmente fatores de risco para SAOS se relacionam com sonolência diurna.
A SAOS é frequentemente encontrada em pessoas obesas e com ocupações sedentárias, como em motoristas profissionais. Os caminhoneiros geralmente apresentam hábitos alimentares inadequados e praticam pouca ou nenhuma atividade física, levando a um aumento na prevalência de obesidade.
É altamente recomendado que motoristas sejam avaliados com o uso de medidas de peso e altura para estudos mais aprofundados sobre o sono e decisões sobre suas habilidades para dirigir.
Também é importante alertar sobre mudanças no estilo de vida, como cessar o tabagismo, reduzir a ingestão de álcool e excesso de alimentos, além de aumentar a atividade İsica com o objetivo de evitar problemas cardiovasculares, gastrointestinais e obesidade.
Fonte: Medeiros, C. M. de, Nakashima, E., Feijó, E., Bonnet, F., Silva, L. S. e, & Gandra, L. L. (2017).
Preditores de síndrome da apneia obstrutiva do sono em caminhoneiros. Saúde Ética & Justiça,
21(1), 28-37. hƩps://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i1p28-37
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui
saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional #motoristascarreteiro #apneiaobstrutiva #perigos