O FUNCIONÁRIO LHE APRESENTOU UM ATESTADO MÉDICO? VEJA QUAIS SERIAM AS
ORIENTAÇÕES CORRETAS A SE SEGUIR:
O funcionário lhe apresentou um atestado médico? Veja quais seriam as orientações corretas a seguir:
O colaborador que estiver impossibilitado de comparecer ao trabalho devido a problemas de saúde deve apresentar um atestado médico ao empregador.
O documento apresentado deve conter informações essenciais, como o nome completo do funcionário, número do registro do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM), descrição da doença ou problema de saúde que justifique o afastamento e o período de afastamento recomendado pelo médico.
Ao apresentar um documento válido, o empregado tem suas faltas justificadas e não pode sofrer descontos salariais ou penalidades disciplinares.
Há um limite de dias de afastamento que devem ser custeados pela empresa, sendo de 15 dias pela mesma doença. Acima dessa quantidade de dias, é necessária agendar uma avaliação do INSS para avaliação pericial.
Uma das ações que poderiam ser empregadas nas empresas seria o desenvolvimento de programas de incentivo à adoção de hábitos saudáveis, além de avaliar periodicamente as condições de trabalho e os fatores que podem estar influenciando no absenteísmo.
Carga horária excessiva, falta de ergonomia e de recursos adequados e problemas de relacionamento com a equipe costumam ser causas comuns do excesso de atestado médico.
É importante estabelecer uma comunicação clara e transparente com os colaboradores para entender quais são as suas motivações e gerar engajamento. Assim, é provável que se mantenham mais comprometidos com suas responsabilidades.
Inspiração: Portal Telemedicina
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui
saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional #atestadomedico #orientacoes