Maio Amarelo – Dica de Segurança para condução de motocicleta:
- Tenha sempre muita atenção
O motociclista deve guiar sempre com atenção e na defensiva. Fique atento a todos os movimentos no trânsito para que não seja surpreendido por manobras de outros veículos ou por movimentos de pedestres. É importante também garantir que os faróis estejam com a regulagem adequada para garantir uma boa visão do trânsito e que sua moto tenha boa visibilidade, mas sem atrapalhar outras pessoas.
- Saiba utilizar o freio da maneira certa
Sempre que precisar frear, permaneça com os joelhos colados ao tanque e o corpo ereto. Tente aplicar 70% de sua força no manete do freio da frente, sem pressionar a embreagem nem fazer o desengate da marcha. Utilize o freio traseiro também. Acione-o no pedal, mas com moderação para evitar derrapagem. Na categoria de moto scooter, tanto o freio dianteiro como o freio traseiro são acionados manualmente — o manete direito coloca em ação o freio da frente e o esquerdo, o freio de trás.
- Tenha cuidado nas ultrapassagens
Jamais ultrapasse pela direita! O motorista do outro veículo não espera por isso, e essa é uma manobra proibida. Faça ultrapassagem somente pela esquerda e em lugares permitidos.
- Use os acessórios adequados para andar de moto
O motociclista prudente dirige usando os equipamentos necessários. Um que definitivamente não pode faltar é o capacete. Ele deve ser usado corretamente, preso ao queixo por meio da cinta e bem ajustado. A viseira precisa ficar abaixada.
Além do capacete, é importante usar: luvas próprias para proteger as mãos, botas, para proteger os pés e dar mais conforto e firmeza; jaqueta para proteger do vento ou roupas com proteção UV sob o sol; óculos de proteção contra poeira, pequenas pedras e outros agentes que podem causar danos e atrapalhar a visualização do trânsito; coletes refletivos, caso a visibilidade esteja baixa.
- Mantenha uma distância segura de outros veículos
Manter uma distância adequada entre a moto e outros veículos é fundamental para prevenir colisões e afins.
Além disso: evite corredores; jamais pilote em ziguezague; nunca se posicione em pontos cegos de ônibus, caminhões, carros e outros; mantenha-se sempre visível nas vias.
- Posicione-se corretamente sobre a moto
A posição adequada ajuda a aperfeiçoar a maneabilidade. O certo é manter a cabeça erguida e o olhar sempre atento ao que está à frente. É importante também manter: ombros e braços relaxados, o que confere mais agilidade; coluna ereta, para não se cansar e ficar confortável; pernas flexionadas e joelhos abraçando o tanque, para garantir estabilidade; pés em paralelo e direcionados para a frente, pois as pedaleiras protegem os pés.
- Redobre os cuidados sob chuva
Durante as chuvas, as faixas de pedestres se tornam mais escorregadias, o que facilita a derrapagem. Além disso, a água pode espalhar óleo vazado de caminhões e carros. Portanto, tome muito cuidado para não deslizar!
Quando fizer curvas em esquinas sobre o piso molhado, diminua a velocidade e incline menos o veículo. Isso ameniza o risco de derrapar. Além disso, sempre que precisar pilotar na chuva, use vestimentas impermeáveis para garantir seu conforto e sua saúde.
- Use direção defensiva
Se precisar dirigir por corredores, vá com velocidade baixa e muita atenção — e apenas quando os demais veículos estiverem parados! Lembre-se sempre de tentar se manter visível, um ponto importante para a direção defensiva.
Atenção: Não aumente a velocidade para passar no semáforo na cor amarela.
Fonte: https://gringo.com.vc/blog/dicas-para-motociclistas/
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui
saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional #segurancanotransito #motocicletas #cuidados