Uso de acessórios em ambientes hospitalares: Brincos, pulseiras, relógios de pulso, colares e anéis são comuns no dia a dia das pessoas podem ser prejudiciais quando o assunto é Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Para tanto, muitas empresas, em especial as que lidam com a saúde, estão promovendo ações alusivas ao “Zero Adorno”, em que o uso desses itens é restrito ou mesmo proibido.
Isso também vale para bottons, aplicações em roupas e até mesmo o uso de óculos merecem atenção, já que podem se enroscar, levar micro-organismos e causarem infecções, comprometendo a segurança de pacientes e dos próprios colaboradores.
Itens como unhas em gel ou postiças, relógios e cordões usados para prender crachás também podem ser fontes de contaminação. Quanto aos óculos de grau, a orientação é que sejam higienizados pelo colaborador no início e ao final do turno de trabalho.
Há uma Norma Regulamentadora que trata desse assunto, como foco ao segmento médico-hospitalar, a NR-32, que veta o uso de piercings expostos, correntes, colares, presilhas, broches e outros adereços para profissionais de saúde dentro das unidades hospitalares.
Vale reforçar que a NR-32 endossa a todos os trabalhadores do serviço de saúde, inclusive, os que exercem atividades de promoção e assistência à saúde exposto a agente biológico, independentemente da sua função, não devem utilizar adornos no ambiente de trabalho.
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui
saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional #acessorios #ambientehospitalar