A asma ocupacional é uma patologia crônica que causa reações inflamatórias nos brônquios, decorrente de fatores laborais. Lembrando que os brônquios são tubos que transportam o ar para dentro dos pulmões.
É causada por uma combinação de fatores:
De um lado, estão as características do trabalhador, que pode ter predisposição genética a desenvolver a doença. Geralmente, o asmático tem pulmões mais sensíveis que o normal, facilitando reações inflamatórias diante de certos agentes.
É aí que entra a contribuição do ambiente de trabalho da empresa. Porque a asma ocupacional costuma resultar de longos períodos de exposição a sensibilizantes presentes no ambiente laboral. Metais como níquel e cromo, fungos, farinhas e grãos são exemplos de sensibilizantes capazes de provocar a doença. Outra razão é a exposição a concentrações altas de substâncias irritantes como cloro, amônia, poeira de cimento e ozônio.
Nesses casos, a exposição aguda pode levar a crises rapidamente, evidenciando a relação entre esses agentes e os sintomas.
Os sintomas de asma ocupacional são semelhantes à doença que tem origem fora do local de trabalho, ou seja: falta de ar, sibilo ou chiado no peito, tosse seca, peso ou aperto no peito, principalmente durante as crises, respiração rápida, cansaço crônico e taquicardia, ou seja, batimentos cardíacos acelerados.
O diagnóstico da doença é dado preferencialmente por um médico do trabalho, pois é necessário estabelecer nexo com um patógeno presente no ambiente laboral com o surgimento da doença.
Portanto, reconhecer, tratar e aplicar programas de prevenção de doenças ocupacionais é essencial para manter um ambiente de trabalho saudável e evitar que problemas de saúde atinjam os trabalhadores da empresa.
Fonte: https://telemedicinamorsch.com.br/blog/asma-ocupacional
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional #asmaocupacional #causas #cuidados