O mês de setembro é utilizado para conscientizar sobre a saúde mental. Neste mês, tão importante quanto dar visibilidade às ações antiestigma e de prevenção, é atentar para o burnout, que desde o dia 1º de janeiro de 2022 passou a ser reconhecido como doença ocupacional. “A síndrome de burnout, segundo especialistas, pode evoluir para um quadro de depressão profunda e, se não tratada, levar ao suicídio”. Segundo dados do International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de burnout. Em números concretos, a doença atinge 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores, conforme apontam os levantamentos da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt).
De forma resumida, a síndrome de burnout pode ser entendida como distúrbio emocional gerado por um esgotamento físico e mental intenso, provocado por situações desgastantes, altamente estressantes, geradas no ambiente laboral. São novos tempos, com tecnologias avançando em um ritmo frenético, em que tudo é instantâneo e traz consigo um aumento exponencial de microdecisões que temos que tomar por minuto. Tudo isso gera cansaço e desgaste, um esgotamento mental e físico que pode gerar efeitos deletérios na vida do trabalhador.
Este mês de setembro é especialmente importante para que as organizações promovam momentos de descompressão, de escuta, de acolhida, de rodas de conversa, de práticas que possam colocar luz sobre a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, incluindo na pauta a síndrome de burnout. É importante observar se as jornadas de trabalho não estão se estendendo exageradamente, se as folgas e pausas vêm sendo regularmente concedidas, assim como os períodos de férias.
Cuide de seus trabalhadores, promova o bem-estar na sua organização!
FONTE: https://www.seconci.rio/burnout-e-tema-relevante-no-setembro-amarelo/
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional #setembroamarelo #saudemental #burnout