• Luvas de Segurança:
Se a Luva não for descartável, é recomendado que o trabalhador lave com sabão neutro ou à seco no final do dia. Lembre sempre de não guardar o produto úmido, e deixá-lo secar sempre à sombra. Seria interessante se o usuário pudesse ter um segundo par para revisar. Dessa forma, terá o produto sempre limpo e em ótimo estado para utilizar novamente.
• Calçados de Segurança:
O Calçado de Segurança é o item que mais sofre com a utilização, pois suporta o peso do corpo do trabalhador durante o dia inteiro de trabalho. É importante que, ao chegar em casa, o usuário deixe o EPI “descansando” à sombra para que areje e seque o possível suor que tenha ficado no calçado. Também é válido que seja feita uma lavagem completa, de acordo com a recomendação do fabricante, uma vez ao mês ou a cada 15 dias.
• Óculos de Proteção:
Dependendo do produto, os óculos de proteção até pode ser lavado com detergente. Mas é preciso ficar atento quanto aos materiais que possam arranhar ou prejudicar o EPI. Para secar, poderá deixar os óculos ao ar livre ou então utilizar toalhas macias (que não soltem pelinhos) ou mesmo papel toalha. Tenha cuidado para não arranhar as lentes e recomende que o usuário informe sempre ao empregador caso haja necessidade de substituição.
• Protetores Auditivos:
Os protetores auditivos devem ser higienizados diariamente quando o trabalhador chegar em casa, devido às eventuais secreções naturais dos nossos ouvidos. É importante lembrar daquelas recomendações iniciais: sabão neutro, secar à sombra e jamais guardar o produto enquanto estiver úmido. Isso quando não se tratar, é claro, dos protetores auditivos descartáveis.
Fonte: https://prometalepis.com.br/blog/dicas-para-higienizacao-do-epi/
✨Cemtras – Centro Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho
📍Rua Santos Dumont, 62, Centro – Uberlândia – MG
Tel: (34) 3214-5337 📱 WhatsApp (34) 99877-3379
ou clique aqui saiba mais sobre nossa empresa
#cemtras #uberlandia #trabalho #segurancadotrabalho #centroespecializado #exameadmissional